domingo, 10 de julho de 2011

Visita à SIMARSUL

Descodificando a denominação "SIMARSUL", esta traduz-se em Sistema Integrado Multimunicipal de Saneamento de Águas Residuais da Península de Setúbal. Este sistema pertence ao Grupo Águas de Portugal.
É um sistema que inclui a construção, remodelação e beneficiação de um conjunto de infra-estruturas que funcionam de forma integrada. Apresenta uma área de 1450 km2 e engola 32 Estações de Tratamento de Águas Residuais - ETAR (16 a construir), 112 Estações Elevatórias (61 a construir), 280 km de Emissários (132 km a construir) e 89 km de Condutas Elevatórias (54 a construir). Abrange oito dos nove municípios que constituem a Península de Setúbal, unidade territorial delimitada a norte pelo Rio Tejo, a sul pelo Rio Sado e a oeste pela Costa Atlântica. Os municípios compreendidos são Alcochete, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal. Este sistema tem por objectivo a recolha, o encaminhamento, o tratamento e o reenvio para o mar e rios, das águas dos esgotos domésticos e industriais (chamadas de águas residuais).
Neste sentido, a USPAS depois de reunir com os responsáveis pela SIMARSUL, agendou uma visita ás instalações da ETAR do Barreiro/Moita e á ETAR de Alcochete.

A ETAR do Barreiro/Moita, localizada no Parque Industrial do Barreiro, no limite dos concelhos do Barreiro e da Moita, freguesias do Lavradio e de Alhos Vedros, respectivamente, constitui, pela sua dimensão, a maior infraestrutura da SIMARSUL.
Esta infraestrutura, bem como a rede de coletores que lhe está associada, reveste-se da maior importância local e regional, dado que recolherá e tratará a quase totalidade das águas residuais produzidas nos concelhos do Barreiro e da Moita e, ainda em parte, do concelho de Palmela.
A parcela restante dos efluentes produzidos nestes concelhos é encaminhada para subsistemas contíguos já em funcionamento.
As águas residuais, depois de tratadas na ETAR, são descarregadas no estuário do rio Tejo, em condições ambientalmente seguras, contribuindo para a despoluição desta importantes zona húmida. A ETAR proporcionará, assim, a melhoria das condições de vida das populações locais e da qualidade dos meios hídricos na zona, o que permitirá grandes benefícios socioeconómicos e ambientais.

A ETAR de Alcochete localiza-se no concelho de Alcochete, freguesia de São Francisco. Encontra-se inserida no Subsistema de Alcochete que inclui, além desta infra-estrutura, cerca de 7,5 emissários e condutas elevatórias e 6 Estações Elevatórias.
A infra-estrutura tem capacidade para, no ano horizonte de projecto, efectuar o tratamento de 8350 m3/dia de águas residuais urbanas, correspondendo a cerca de 27750 habitantes equivalentes.
O nível de tratamento instalado é terciário dado que se dispões de desinfecção final, estando a ETAR também dotada de um sistema de desodorização. A ETAR está igualmente dotada de um sistema de reutilização de água de serviço, comosto por um reservatório e um sistema de pressurização do efluente desinfectado, garantindo a qualidade adequada para uso interno na ETAR.

A SIMARSUL, com este empreendimento, está a contribuir para a despoluição da Bacia do Rio Tejo, para a preservação dos ecossistemas associados, para a melhoria das condições sanitárias e da qualidade de vida da população local, dando uma nova vida á Península de Setúbal.


Sem comentários:

Enviar um comentário