domingo, 10 de julho de 2011

Estudo e Caracterização das Condições de Protecção das Origens e Captações dos Sistemas de Abastecimento de Água

No âmbito e complementarmente ao PVSACH, a USP de Alcochete realizou uma visita às captações dos sistemas de abastecimento de água, afim de avaliar as condições de protecção das mesmas. A visita contou com a presença de um Assistente Técnico do Serviço de Telegestão da Divisão de Águas e Saneamento da Câmara Municipal de Alcochete, com a Técnica de Saúde Ambiental e orientadora do meu presente estágio, Sónia Reis, e com a minha colega Cátia Pereira, também estagiária do 4º ano de Licenciatura em Saúde Ambiental da ESSB.
Foram identificadas oito captações dos sistemas de abastecimento de água, sendo que uma delas é utilizada apenas para a agricultura (sistema de rega) e as restantes para consumo humano. As captações mencionadas estão localizadas no Distrito de Setúbal, Concelho de Alcochete e abastecem grande parte da população deste concelho.
As captações sujeitas á avaliação são furos e, de forma geral, estes apresentam plataforma circundante impermeável, tubagem selada ao solo e não existe risco de entrada de água superficial.
Relativamente á zona de protecção, encontram-se todas delimitadas por vedação em bom estado de conservação, sendo esta constituída por rede metálica e muro de alvenaria.
Nas proximidades das captações, a menos de 50m, não exite nenhum tipo de risco que interfira no normal funcionamento das captações e na qualidade da água, assim como, nas zonas com uma distância superior a 50m e inferior a 200m.
Ainda é importante referir que mensalmente são efectuadas recolhas de água para análise e a medição dos parâmetros relativos ao pH e cloro é realizada diariamente pela Divisão de Águas e Saneamento da Câmara de Alcochete.

Sem comentários:

Enviar um comentário