domingo, 10 de julho de 2011

Programa de Vigilânica das Condições Higio-Sanitárias de Clínicas Dentárias aderentes ao "cheque dentista"

As doenças orais, como a cárie dentária e as doenças periodontais são um sério problema de saúde pública, uma vez que afectam grande parte da população, influenciam os seus níveis de saúde, bem-estar, de qualidade de vida e são vulneráveis a estratégias de intervenção conhecidas e comprovadamente eficientes.
Face ás necessiadades apresentadas, foi elaborado o Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral. Este programa corresponde a uma estratégia global de intervenção assente na promoção da saúde e na prevenção primária e secundária da cária dentária. A promoção da saúde e a prevenção da doença, asseguradas pelas equipas de saúde escolar, são o suporte indispensável da intervenção curativa, operacionalizada maioritariamente através de contratualização. Este processo tem permitido prestar cuidados médico-dentários a grupos de crianças escolarizadas integradas em programa de saúde oral e que desenvolveram cária dentária. Neste programa estão incluidos os "cheques-dentista" que dão acesso à prestação de cuidados médico-dentários mencionados.
Dada a relativa população que procura e é submetida a estes serviços e tratamentos, é igualmente necessária e extremamente considerável a vigilância e controlo das condições de higiene e saúde dos estabelecimentos que prestam estes cuidados. Assim sendo, a Unidade de Saúde Pública de Alcochete prestou-se a esta vigilância e monitoriza as clínicas dentárias do concelho de Alcochete. São realizadas auditorias para avaliar os riscos inerentes aos processos realizados, procurando eliminar ou minimizar os mesmos; processos como a adequada lavagem e desinfecção dos locais de trabalho e de utilização dos utentes, a eficiente esterilização dos materiais usados no decorrer dos tratamentos e a perfeita separação, armazenagem, recolha e transporte dos resíduos hospitalares produzidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário