quarta-feira, 29 de junho de 2011

USPAS - Plano de Acção



"Para começar um grande projecto é preciso valentia.
Para terminar um grande projecto é preciso preseverança."


Como já foi referido, a Unidade de Saúde Pública pertencente ao ACES Arco Ribeirinho adoptou a denominação de USPAS - Unidade de Saúde Pública Arnaldo Sampaio, de certo em homenagem a uma das grandes figuras da Saúde Pública em Portugal que, segundo Aloísio Coelho, foi "Trabalhador infatigável da Saúde, que se prestigiou e prestigiou o Pais, nos grandes meios internacionais da especialidade, ao longo da uma fecunda existência dedicada à causa da Saúde Pública (...)".

Com a reorganização dos serviços de saúde e com a estruturação da USPAS, contando com os recursos humanos dos quatro concelhos constituintes (Moita, Montijo, Barreiro e Alcochete), surgem igualmente novas estratégias e objectivos a cumprir. Neste sentido, a USPAS delineou um Plano de Acção a por em prática, ao qual se encontram inerentes programas/projectos com o intuito de promover e proteger a saúde pública intervindo junto da população. Os programas/projectos focam-se em várias àreas sendo estas:

- Qualidade das Águas,
- Promoção da Saúde Oral;
- Saúde Escolar;
- Vacinação;
- Vigilância dos Resíduos Hospitalares;
- Queixas Sanitárias;
- Saúde Ocupacional;
- Qualidade dos Espaços de Utilização Pública;
- Vigilância de Creches, Lares e Instituições de Apoio Social;
- Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos.


Adjacente ao Plano de Acção da USPAS está a implementação de uma base de dados das actividades e dos resultados das intervenções da Saúde Pública no terreno, denominada por Sistema de Informação em Saúde Pública - SISP. O SISP ajuda também à criação de um repositório de informações de saúde da população.

Sem comentários:

Enviar um comentário